Sem Esperança – Hopeless #2
de Colleen Hoover,
editora Galera Record.
Quem acompanhou o blog em 2014 ficou de saco cheio viu o tanto que falei bem de Um Caso Perdido. O livro foi um dos meus queridinhos do ano passado e, sempre que surge a oportunidade, recomendo pra todo mundo. <3
E aí você me pergunta: é possível ler esse livro sem ter lido o primeiro. Sim! É! O "porém" é que, pra mim, eles se complementam de uma forma única e - de novo, na minha opinião - ter lido na ordem certa fez MUITA diferença.
Isso porque acho que a autora constrói a narrativa de forma que não saibamos tudo sobre os personagens. Vamos descobrindo aos poucos e, em alguns casos, paira só o mistério e a ausência de certos detalhes... Que, no caso de Holder, serão revelados nesse novo livro.
Ao contrário do que está na sinopse, Holder não é rebelde ou agressivo. Não. A verdade é que ele vive assombrado por um passado que não pode esquecer e se culpa todos os dias por tudo o que aconteceu com as pessoas que mais amava: Less e Hope.
Agora, se você não leu Um Caso Perdido, a partir de agora precisarei fazer alguns comentários diretamente ligados ao enredo do livro. Se você não quer saber nadinha, por favor, pule os próximos dois parágrafos.
Quando criança, o menino viu sua melhor amiga, Hope, ser levada por um carro misterioso. Tentou avisar aos adultos, mas sem muita energia e sem entender realmente o que estava acontecendo. Quando o peso do acontecimento caiu sobre ele, nunca, jamais pôde se perdoar. Ele se sentia responsável, ele perdeu Hope.
Os anos passaram, mas ele nunca se perdoou. E a culpa tornou-se ainda mais insuportável e esmagadora quando sua irmã gêmea, Less, morreu. Agora ele está completamente sozinho e achando que, se não fosse por ele, a vida das duas meninas poderia ser salva.
Aos poucos retomando uma rotina aceitável, ele conhece Sky e, enfim, parece ter encontrado uma maneira de se redimir e desculpas, ainda que as coisas sejam bem mais complexas e aconteçam bem diferente do que ele poderia supor.
Sem Esperança é o olhar terno e autocrítico que Holder faz de sua própria história. Um jovem com um passado pesado, mas com um futuro que pode ser consertado e uma vida que tem tudo para ser muito melhor, apesar das perdas irreparáveis.
Descobrimos como a perda de Hope afetou sua família e como a futura morte da irmã tornou-se mais um prego no caixão da dor e culpa que sempre sentiu. Mas, mais do que tudo, conseguimos entender quanto Sky foi um importante ponto de mudança em sua vida.
É um livro para quem gostou muito do primeiro. Se você não está nesse grupo, sorry, mas nem vale a pena investir. É exatamente a mesma história, mas do ponto de vista de outro personagem. Vamos revisitar momentos que já vivenciamos do ponto de vista de Sky, mas também descobrir novas nuances vistas e vividas apenas por Holder.
O curioso é que achei que fosse ser MUITO repetitivo ler a mesma história, mas o ponto de vista trocado faz MUITA diferença… Quando eu achava que já sabia tudo o que estava envolvido em determinada situação, TCHAM!, aparecia um detalhe novo que fazia a releitura valer a pena.
Uma história de perdas, culpa, grandes tragédias, mas também de perdão, redenção, recomeços e amor (em vários sentidos). Extremamente emocionante, envolvente e repleto de momentos de ternura (e que me fizeram chorar), Sem Esperança é o complemento perfeito para a história que tanto curti. E tenho certeza que quem gostou do primeiro não vai se decepcionar com o segundo!
Agora, por que eu acho que vale a pena ler na ordem? Depois de ler os dois acho que alguns fatos do primeiro perderiam o impacto que tiveram se eu já soubesse o outro lado da história. Mas aí é só minha opinião… No fundo, tudo o que eu quero é que as pessoas leiam. Porque esse é mais um que vou recomendar um monte de vezes hahahaha. :)