Gossip Girl Psycho Killer
de Cecily von Ziegesar,
editora Galera Record.
Posso estar sendo otimista, mas ACHO que depois do lançamento do seriado de tv em 2007 Gossip Girl não é mais mistério para ninguém. Ou ainda é?
Bem, vamos a um pequeno resumo para quem não conhece. Blair Waldorf é uma verdade rainha: jovem, linda, podre de rica, popular, com um namorado tão lindo e rico quanto ela, amigas sempre prontas para fazer o que ela manda e vivendo na melhor parte de Manhattan – o Upper East Side.
A vida de Blair estava perfeita até Serena van der Woodsen – sua ex-melhor amiga – voltar à cidade. Serena foi embora há um ano para um internato e praticamente sumiu do mapa. Se a princípio Blair havia ficado irritadíssima, a “pequena fuga” de Serena foi a oportunidade para que ela “tomasse o poder”, já que antes disso a linda van der Woodsen estava ali para dividir (e roubar) a atenção.
E é a partir do retorno de Serena que todos os conflitos da trama se desenrolam. Tudo, claro, contado para nós por Gossip Girl e seu ácido blog. A história se desdobrou em um total de 11 livros – dos quais li 10 e só desisti do último quando descobri uma-coisa-que-não-posso-contar-porque-podem-considerar-spoiler.
Sempre gostei MUITO MAIS da série de televisão do que dos livros (apesar de ter perdido as últimas 2 temporadas por absoluta falta de tempo), mas não podia perder a oportunidade de conhecer a Cecily von Ziegesar ao vivo e ter um livro autografado!
Já tinha me desfeito de outros livros dela em um passado remoto, mas ganhei Gossip Girl Psycho Killer e achei que seria a oportunidade perfeita. Devorei em dois dias e não me arrependo!
O livro é praticamente um “copiar/colar” do primeiro livro da série, mas com MUITO sangue MESMO. Sabe aquelas situações nas quais você SABE que o personagem quer estrangular alguém? Então, neste livro ele simplesmente vai lá e estrangula, simples assim.
Não há polícia ou limites para o que estes jovens lindos e ricos (alguns nem tanto, claro) podem fazer. E a motivação pode ser qualquer uma: ciúmes, tédio, vontade verdadeira ou simplesmente um ato para relaxar.
E é isso aí, não há mais muito o que dizer. O livro não é um primor na escrita ou no conteúdo, mas é impossível não rir de TÃO surreal que as coisas são. As mortes se desenrolam de forma quase natural, como parte do dia a dia da alta sociedade (ou nem tão alta assim), e as pessoas simplesmente fingem que não estão vendo.
Não pude deixar de – como SEMPRE – ficar ao lado de Blair em todas as páginas. Quem me conhece SABE que eu DETESTO a Serena e fiquei torcendo MUITO para que ela fosse uma das vítimas da caneta impiedosa de Cecily… Mas para vocês saberem se isso de fato acontece será necessário ler o livro. XD
Gostei do livro como uma oportunidade de relaxar completamente, esvaziando a cabeça e dando boas risadas. Estava precisando de algo sem muito conteúdo e foi exatamente o que encontrei. E não digo isso como uma crítica, mas porque Gossip Girl Psycho Killer não exige que você pense e praticamente te proíbe de ter apego a qualquer personagem – especialmente porque ele pode morrer na próxima página.
Talvez conhecer a autora – que é um amor, muito simpática! – tenha influenciado positivamente minha percepção geral a respeito da obra, mas acho que pra quem curte os livros de Cecily este vale a pena como um passatempo divertido. Ver alguns dos personagens mais intragáveis – ou mesmo os mais aleatórios – saindo de cena pode ser bem inspirador, hahahaha, brincadeirinha! interessante. :)